Oi meninas, o assunto de hoje é um pouco mais sério , vou falar sobre " A paranoia da beleza inatingível" , peguei essa matéria da revista Istoé de 2010 e dei uma breve resumida e pesquisei números do ano passado para o post não ficar sem sentido.

 (Madona perdeu rugas e quadril e ganhou busto e cintura em foto da revista "Vanity Fair" )

 Na era dos retoques por computador, o padrão de beleza difundido é irreal, o que gera infelicidade para quem está distante dele e deformações em que o persegue.

Mulheres de 50 anos com rosto de moça de 25. Senhoras de 60,70 e até de 80 anos com a pele livre de rugas e esbanjando a firmeza do colágeno.
Prova disso é a série de escândalos envolvendo fotografias de editoriais de moda e campanhas publicitárias alteradas através do Photoshop.
A ilusão provocada por essas imagens- que nesses casos valem menos do que qualquer palavra- tem duas consequência negativas : geram infelicidade em mulheres que se sentem cada vez mais distantes do padrão propagado por essas beldades ou, pior, suscitam uma perseguição desenfreada por este ideal de beleza.

(Atriz Sophia Loren sem rugas e com mão lisinhas no calendário Pirelli 2007, aos 73 anos, e dois anos antes com as marcas do tempo)

Em 2014, o mercado de cosméticos, perfumaria e higiene movimentou R$101 Bilhão no Brasil (sendo assim o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos ligados a beleza), . O número de cirurgias plásticas realizadas também bate recorde a cada ano - foram 1,49 Milhão de operações estéticas em 2013 (ou seja se tornou o líder mundial nessa área). Ainda assim , elas não estão felizes com o que veem quando se olham no espelho. 



(A atriz Jessica Alba surgiu no Calendário Campari em plena forma seis meses após dar à luz: corpo todo retocado).

Um levantamento com 3.400 entrevistadas, com idade entre 15 a 64 anos, realizado em dez países (inclusive o Brasil ), uma pesquisa feita em 2014 mostra que nove em cada dez mulheres querem mudar algum aspecto de sua aparência.


É preciso ter uma boa estrutura emocional para não se deixar levar por tanta propaganda enganosa , num mundo onde impera a lógica capitalista do "você é o que você consome".

Uma psicologa disse em uma das suas entrevista a seguinte frase :

"Somos bombardeadas por anúncios de cosméticos milagrosos e soluções mágicas para qualquer questão de cunho estético que a mulher possa ter" 

(Atriz Demi Moree foi afinada- e perdeu parte do quadril - na "W".Kate Winslet na "GQ" inglesa: curvas só no espelho ao fundo )

Cada uma deve encontrar o seu equilíbrio. Nada mais saudável do que se cuidar e buscar o bem-estar. O que não pode é sair atrás de cirurgiões plásticos pedindo a boca da Angelina Jolie, o nariz da Gisele Bundchen e os olhos da Sophia Loren.

 Ame seu corpo do jeito que ele é


Então meninas gostaram do post ? Espero que sim , deixe sua opinião aqui nos comentário  beijos e até a próxima 

Obs: Lembrando que esse post é um breve resumo , com valores reais e pesquisa recente, mais caso necessite leia a matéria completa da revista Istoé de 2010 . clique aqui.      


2 Comentários

  1. Adorei, a busca da beleza infinita é cada vez mais psicótico, mulheres não querem envelhecer e é uma das coisas mais naturais do mundo, antes cabelo branco é sinônimo de respeito. Hoje é muito difícil encontrar alguém que queira envelhecer ou aceitar como seu corpo é.

    Euablogueirapobre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir